Alain de Benoist: Finis Mundi, Pós-modernidade e Europa

Júlio Mendes Rodrigo & Alain de Benoist (Dezembro 2010)

Escritor, jornalista, conferencista, filósofo, Alain de  Benoist é o autor de  mais de 50 livros, sendo também um dos mais importantes e controversos filósofos ocidentais. A filosofia política e a história das ideias são duas das áreas de estudo a que se tem dedicado ao longo das últimas quatro décadas.

Benoist esteve presente entre nós no passado mês de Dezembro para o lançamento da revista Finis Mundi, acompanhado pelo Professor António Marques Bessa. Na conferência proferida pelo pensador francês, as centenas de pessoas presentes na sala do Instituto D. Antão de Almada, Palácio da Independência, no Rossio, escutaram as suas palavras sobre a Finis Mundi, a Pós-modernidade bem como sobre a Europa.

Alain de Benoist foi ainda o convidado desta semana do programa Sociedade das Nações, onde entrevistado por Nuno Rogeiro, nos fala da construção europeia e o futuro da União  , o processo de adesão da Turquia, o imperialismo dos Estados Unidos da América e a actual crise de valores numa tentativa de traçar o chamado destino do Ocidente.