Et Quid Amabo Nisi Quod Aenigma Est?

Julio-profile

Júlio Mendes  Rodrigo (2012, December 6th,  New York City)

Júlio Mendes Rodrigo  was born at the heart of dark and misty Mississipi swamps. Soon his family moved to New Orleans where Júlio was introduced to Gnostic Voodoo. As a young man, travelled India and in Calcutta has dedicated his time to the studies of philosophy and his heart to the maharaja’s daughter, which got him into a lot of trouble. Escaping from a impossible love he arrived to a Tibetan Ashram and there he spent four years in meditation and learning Tantric Yoga. In Europe (Prague), during the early nineties, Júlio initiated his esoteric studies on the Left Hand Path and the study of Perennial Philosophy (Julius Evola and René Guenon). He is now interested on the subjects of Posthuman and Technognosticism.

10800

His mote is:

“NOTHING IS TRUE
MY WORD IS thee TRUE LIE!”

Júlio Mendes Rodrigo is also Saint Julian!

E-mail: [ juliosoleilnoir AT gmail DOT com ]

Currículo

Formação Académica
2007 Especialização no âmbito do Mestrado em Arte Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
2004 Conclusão da Pós-Graduação em Museologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
1998 Conclusão da Licenciatura em História – Ramo Educacional na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Formação Complementar
2013 Frequência do curso “Discover a Healthy Way of Life through the Romanian Traditions” na Sibiul “Azi” Asociatia | Sibiu – ROMÉNIA.
2012 Frequência do curso “Sensitization Training with Reference to Migration, Racism, Discrimination, Culture and Diversity with Strategies for Teaching these Issues to Diverse Age Groups” na InterCultural Iceland| Reykjavík – ISLÂNDIA.
2010 Frequência do curso “Lifelong Career Orientation” na AXIS Consulting (Training and Counseling Center) |Sofia – BULGÁRIA.
2010 Frequência do curso “Creating and Working with Movies in Education: Hands-on Tools and Practical Tips” na CARAsana Videoproduktion | Colónia – ALEMANHA.
2009 Frequência da acção de formação “Gestão e Concepção da Formação II” na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
2009 Frequência da acção de formação “Centro Novas Oportunidades – Missão, Papeis e Funções” no Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.
2008 Frequência da acção de formação “Comunicar em Público e Técnicas de Colocação de Voz” na CESPU – Cooperativa De Ensino Superior Politécnico Universitário Crl, Gandra – Paredes.
2008 Frequência do Workshop “Casa dos Afectos” na Universidade Católica, Porto.
2008 Frequência do Workshop “Performance Visual e Vjing” na Audiência Zero, Porto.
2007 Frequência do Workshop “Interactive Documentary”, organizado pela UT Austin | Portugal – International Collaboratory for Emerging Tecnologies, CoLab, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
2005 Frequência do curso “Schools Museum Internet Learning Europe (SMILE)” no ArkitekturmuseetSwedish Museum of Architecture | EstocolmoSUÉCIA.
2004 Frequência do curso “Gestão Empresarial de Micro e Pequenas Empresas” na Gesth – Consultadoria em Recursos Humanos Lda, Lousada.
2003 Frequência de 3 Cursos de Formação para Agentes Associativos e Culturais na Câmara Municipal de Penafiel.
2002 Frequência do curso “Técnico de Multimédia” (980hrs/nível V), na Confirh S.A. Porto.
2002 Frequência da acção de formação “Bibliotecas Escolares. Como Organizar e Gerir? Um Desafio para o Século XXI” na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Docência
2012/2013 Coordenador Pedagógico. Gestor de Formação no âmbito de projectos POPH e IAPMEI na AIMMP – Associação das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Portugal, Porto.
2011/2012 Docente responsável pelas áreas curriculares de Língua Portuguesa, Atendimento e Procedimentos Administrativos no Contexto Comercial, com acumulação das funções de coordenação do curso de Educação e Formação de Jovens de “Práticas Técnico – Comerciais” na KMED Centro – Consultoria e Formação, S.A. – Pólo de Penafiel.
2008/2011 Formador de TIC, CE (Básico) e CP (Secundário) na CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Crl. – Gandra, Paredes.
Formador responsável por interpretar e descodificar o Referencial de Competências-Chave, reconhecer e validar as competências dos adultos na área Competência-Chave e desenvolver as acções de formação complementar no âmbito da iniciativa Novas Oportunidades. Responsável pelo acompanhamento do processo de Alfabetização de um grupo de 13 adultos. Esta acção realizou-se em Eja e foi levada a cabo em conjunto com a Coordenação de Área Educativa do Sousa e Baixo Tâmega, sendo financiada pela DREN e contou com o apoio da Junta de Freguesia local.
2006 Docência das disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo) e de Língua Portuguesa (2º Ciclo) na E.B. 2/3 Francisco Torrinha – Foz do Douro, Porto.
2004/2005 Docência da disciplina de Língua Portuguesa (2º Ciclo) na E.B. 2/3 Dr. Leonardo Coimbra – Lixa, Felgueiras.
2002 Docência das disciplinas de História (3º Ciclo) e História e Geografia de Portugal (2º Ciclo) na E.B. 2/3 Santa Marinha do Zêzere – Baião.
2000 Docência da disciplina de História (3º Ciclo) na E.B. 2/3 Pinheiro – Penafiel.
1997/1998 Docência da disciplina de História (3º Ciclo ) na Escola Secundária de Paços de Ferreira.

Outras actividades
Desde 2014 – Agenciamento de oito projectos artísticos: Earthquake Detector; Harpoemacto; HHY (Jonathan Uliel Saldanha); HystericalOneManOrchestra; ocp – operador de cabine polivalente; Paisages Invisibles; Sturqen e VIVO (composições para harpa e massagem), via ANDRÓMEDA – Agenciamento & Produção.
Desde 2012 – Produção e apresentação do programa radiofónico semanal “O Arranca Corações”, emitido na Rádio NFM.

Intervenção em Colóquios, Conferências, Debates e Mesas-Redondas
2014 Participação, na Conferência Internacional “Intercultural Exchanges in the Age of Globalization”, realizada na Universidade Lucian Blaga, Sibiu – Roménia, com uma comunicação intitulada “A different approach to surface manifestations on the web 2.0 – The example of ac2012.com, based on the ideology of Aleister Crowley”.
2014 Apresentação da comunicação “NADA DE DOGMA: reflexões sobre uma poética do espaço cénico”, uma Aula Aberta no âmbito da Unidade Curricular de Artes Cénicas, da Licenciatura em Artes e Multimédia do Instituto Superior da Maia.
2014 Participação no âmbito do ciclo de eventos RUMORI – Celebração do centenário dos primeiros concertos da Orquestra de Intonarumori de Luigi Russolo, uma organização da SONOSCOPIA Associação Cultural – Porto, com uma comunicação intitulada ““Ocultura Futurista: a entoação de rumores num (im)provável entrecruzamento de vários ismos”.
2013 Participação, com Ana Carvalho, na Conferência Internacional “(Re)constructing Latinity: National and Transnational Identities of Romance Culture. Interdisciplinary and Transdisciplinary Approaches”, realizada na Universidade Lucian Blaga, Sibiu – Roménia, com uma comunicação intitulada “Latinidades periféricas e minoritárias: a necessidade de um novo paradigma editorial”.
2013 Participação no âmbito da homenagem realizada ao Pintor/Poeta Ângelo de Lima, realizada no Auditório do Centro Hospitalar Conde Ferreira no Porto, com uma comunicação intitulada “Panopticon: Vigilância e Punição do Génio na Patologia”
2013 Apresentação da comunicação “Simulações em Cena: Considerações históricas em torno da noção de simulacro”, uma Aula Aberta no âmbito da Unidade Curricular de Artes Cénicas, da Licenciatura em Artes e Multimédia do Instituto Superior da Maia.
2012 Prelector da conferência “Ocultismo e Utopia: o Reino Perdido de Shambhala”, proferida no âmbito do Festival Matanças Anno V na Casa Viva, Porto.
2012 Co-organizador, em conjunto com Ana Carvalho, e palestrante na Conferência “Acephalia Encyclopaedica – conversas em torno de Georges Bataille”. Este evento teve por objectivo primordial evocar a figura de Georges Bataille no ano em que se comemorou o cinquentenário da sua morte. Uma produção Die Elektrischen Vorspiele, em colaboração com a Fundação Eng.º António de Almeida/Centro UNESCO do Porto.
2011 Prelector da conferência “Informação, Diversão ou Deformação? As Novas Tecnologias e o Papel dos Pais na Prevenção dos Perigos” no Centro Cultural de Sobrado (29 Abril), Valongo e no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Lordelo (28 Junho), Paredes.
Conferência proferida novamente a 15 de Fevereiro 2012 na Escola EB23 de Sobrado, Valongo, uma organização da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Sobrado no âmbito do Dia Europeu da Internet Segura.

Organização e apresentação de sessões cinematográficas
2014 Organização, promoção e apresentação, em conjunto com Francisco Laranjeira, de um ciclo de cinema intitulado “RES NULLIUS”, consagrado ao mapeamento ontológico do Corpo nos domínios da Sétima Arte, através de um conjunto de 13 sessões realizadas no Rua do Sol, 172, Porto.
2014 Organização, promoção e apresentação do evento “Uma Linha de Poesia Escrita Numa Poça de Sangue”, evento evocativo da obra e personalidade do escritor japonês Yukio Mishima. Projecção do filme “MISHIMA – Uma Vida em Quatro Capítulos” realizado por Paul Schrader. Esta sessão realizou-se no Duas de Letra, Porto.

Organização e apresentação de concertos/performances
2014 Organização, promoção e apresentação do evento, em conjunto com João Ricardo (EdP – Editora do Porto), “SLEAZY BALANCE ~ Chance Encounters Invocation I ~ ov Balance”, com a participação de HystericalOneManOrchestra. Este evento realizou-se no Piccadilly, Porto.
2013 Organização, promoção e apresentação da série de eventos, em conjunto com Ana Carvalho, “Occult Esoterica AV Gatherings”, com a participação dos seguintes artistas, Saint Julian, .:gmr.:, Pedro Almeida (aka paL), Kanukanakina (aka Miguel Pipa), Susanna Chiocca, Boiar, Le Onde (aka Luca Massoilin), Laetitia Morais, Ana Carvalho, Catarina Miranda, Filipe Silva, ocp – operador de cabine polivalente (aka João Ricardo), Group Mind (Filipe Silva e Diana Combo), Jason Whittaker, Tenda Gruta (André Coelho e Sara Gomes), João Pais Filipe e João Guimarães. Este ciclo realizou-se no Alma Hostel, Porto, entre os meses de Abril e Agosto.
2012 Organização, promoção e apresentação do evento, em conjunto com Ana Carvalho, “Divine Filth: In Memoriam Georges Bataille”, com a participação dos seguintes artistas: Catarina Miranda, Gilberto de Lascariz, HOMO/HystericalOneManOrchestra, Jonathan Uliel Saldanha, Magenta Interior/João Gigante, Rev. Prof. Al Aguero (Thee UM), Rev. Steven J. Leyba, Rhizome Connectome e Sin Jones. Este evento realizou-se no Estúdio 111, Porto.
2011 Organização, promoção e apresentação do evento, “En Attendant Artaud: Uma Excursão Psíquica para Assassinar a Magia”, com a participação das bandas VortexSoundTech e Sektor 304. Este evento realizou-se no Galeria Gabinete, Penafiel.
2010 Organização, promoção e apresentação do evento, em conjunto com José Almeida, “Mircea Eliade Revisitado”, com a participação das bandas Wolfskin, Plateau Omega e Terra Oca. Este evento realizou-se na Fábrica de Som, Porto.
2009 Organização, promoção e apresentação do evento, em conjunto com José Almeida, “Thee First Five Years After Violent Death – In memory ov John Balance”, com a participação das bandas Structura, Two White Monsters Around A Round Table e Electrólise. Este evento realizou-se na Fábrica de Som, Porto.

Outras Colaborações
2014 Co-autoria dramatúrgica (com Nuno Marques Pinto) da performance “A Torre Fulminada”, um acto poético apresentado a 13 de Setembro de 2014 na Torre de Menagem, no âmbito da “Noite Branca 2014”, Braga.
2014 Co-autor (com Jonathan Uliel Saldanha) da dramaturgia da “Sancta Viscera Tua”, peça sonora e cénica construída a partir dos arquétipos presentes na estrutura de uma Via Sacra – literalmente percurso sacro – que na sua génese propõe a re-encenação do sacrifício. Esta peça foi apresentada publicamente na Igreja de Santa Clara, no Porto (12 de Abril) e na Igreja de S. Francisco, Guimarães (16 de Abril).

Residências
2015 Participação no âmbito de uma residência de criação artística intitulada “Locus Saccer – uma ritualização re-mitificada para o século XXI”, desenvolvida pela Oficina ARARA no Moinho da Fonte Santa (Alandroal).

Livros publicados
2010 Autor do livro “Summa Techno(i)Logicae”, uma edição com a chancela da Negra Tinta Editorial.

Obras Colectivas
2014 “Cavitas Oris Dentata” e “Cerebrum Tuum Putrida”, dois textos publicados no livro “Em Terra de Cus Quem Tem Rei é Cego”, uma publicação que colige vários desenhos de Miguel Carneiro, editada pela Oficina Arara.
2012 “Copula Mundi”, texto publicado no livro “SONORES (Sound/Space/Signal)”, uma publicação complementar à curadoria desenvolvida por Benjamin Brejon, Ewen Chardronnet, Manuel João Neto, Jonathan Saldanha e Filipe Silva no âmbito da Guimarães 2012 – Capital da Cultura.

Artigos publicados
2015 “Eumeswil – Notas de Leitura Em Torno da Figura do Anarca”, em Cadernos Jünger nº 1.
2013 “Novilíngua = Língua Morta”, Finis Mundi: A Última Cultura nº7.
2013 “Apostasia”, em Infernus nº 30.
2013 “Primo Posthuman: de artificialis natura”, em Infernus nº 29.
2013 “Na Corte de Lucifer”, em Infernus nº 28.
2013 “The Essence of Dreams”, em Antibothis Occultural Anthology nº 4.
2012 “Nupta Cadavera: um prelúdio à putrefacção”, em Infernus nº 27.
2012 “Evento Violento Desconhecido”, em Infernus nº 26.
2012 “Acheronta Movebo”, em Infernus nº 25.
2012 “Theologia Theatrica: uma aproximação a Klossovski”, em Infernus nº 24.
2012 “Mehr Licht”, Finis Mundi: A Última Cultura nº5.
2011 “Occultus Rex”, em Finis Mundi: A Última Cultura nº 4.
2011 ”Moon’s Milk”, em Infernus nº 23.
2011 “C.G. Jung e as Coisas Vistas no Céu”, em Infernus nº 22.
2011 “Uma Certa Anatomia da Melancolia: Camões à Luz de Saturno”, em Finis Mundi: A Última Cultura nº2.
2010 “Viriato: O Mito Heróico Revisitado”, em Finis Mundi: A Última Cultura nº 1.

Coordenação Editorial
2015 Coordenador Editorial (em conjunto com Ana Carvalho) do livro “Luceafărul (A Estrela da Manhã)”| Mihai Eminescu (no prelo).
2014 Coordenador Editorial do livro “Oratorium”| J. A. Santos.
2012 Coordenador Editorial do livro “A Alma do Índio”| Charles Alexander Eastman.
2011 Coordenador Editorial do livro “Imensidão do Vazio”| Teresa Poças.
2011 Coordenador Editorial do livro “Tenho Saudades dos Mortos”| Ricardo Guimarães.

Bolsas
2009 Atribuição, pela DREN (Direcção Regional da Educação do Norte) de uma bolsa para a “Criação, Implementação e Animação de uma Biblioteca Popular” na Junta de Freguesia de Eja – Entre-os-Rios, Penafiel.

Entrevistas
“Entrevista de Adelaide Galhardo ao escritor penafidelense Júlio Mendes Rodrigo” no âmbito do programa “Mosaico – Magazine Cultural”, transmitido em 09 Dezembro 2011, na Rádio Clube de Penafiel.

Filiações
One True TOPI Tribe
Museologia.Porto