O Arranca Corações # 307 “Sob o Signo de Bataille”

“I don’t want your love unless you know I am repulsive, and love me even as you know it.”

Georges Bataille

01 Georges Bataille par Pierre Klossowski, 1955.

Georges Bataille por Pierre Klossowski, 1955

A próxima emissão deste programa foi concebida numa noite de insónia, no passado dia 16 de Agosto, aquando de uma escala de 10 horas no aeroporto de Kuala Lumpur. A dada altura, tolhido pelo sono, mas incapaz de adormecer na confortável alcatifa que adorna o chão do aeródromo, dei por mim a pensar na noção de despesa concebida por Georges Bataille.
A massa mais ou menos disforme de corpos humanos, que tal como eu frequentavam o referido espaço, com o olhar mais ou menos extático (ou entorpecido) centrado nos painéis azuis informativos, levou-me a reflectir sobre o papel do passageiro enquanto mercadoria, um bem mais ou menos transacionável entre Estados e companhias aéreas. A noção de Arte enquanto despesa improdutiva e o facto de a Hiro Kone (Nicky Mao) lançar no dia 24 de Agosto o LP Pure Expenditure (cuja designação, segundo a artista nova-iorquina “refers to the sovereign release of a surplus energy, divorced from all imperatives of utility, which otherwise threatens to become morbid,” enquanto os sete temas do registo, por seu turno,“[reach] into the psyche of sacrifice and the danger of excess, not in a traditional allegory, but in the actual investigation of where energy is absorbed and how it’s often negatively seeped into moral fiber.”) inspiraram a selecção musical  que compõe esta emissão. Assim, para além da Hiro Kone em nome individual, também teremos oportunidade de a escutar em colaboração com Drew McDowall (músico escocês actualmente radicado em Nova Iorque, e antigo elemento dos Psychic TV e dos Coil). A dupla editou no passado dia 23 de Março o álbum The Ghost of Georges Bataille, uma conceptualização da Morte enquanto força produtiva.
E já que o mote estava lançado, mais ou menos em jeito de economia de esforço, decidi alimentar esta transmissão com outros artistas que de forma mais ou menos directa evocam o filósofo francês nas suas criações: Bataille (uma banda de Atlanta, Georgia, EUA, cujo lema é “This is not punk rock. This is theology.” Vamos ouvir dois temas do seu único registo, The Wolves Amongst the Flower), L’Acéphale (banda avant-garde black metal, originária de Portland, Oregon, EUA, liderada por Set Sothis Nox La), Dernière Volonté (projecto Military Pop do francês Geoffroy D), e ainda as contribuições de Jaan Patterson & Friends (compositor alemão, mentor da editora suRRism-Phonoethics. As suas The Interviews contêm a voz de muitos dos ilustres da Arte e do Pensamento do século XX, devidamente apropriadas e recontextualizadas por vários exploradores do insólito, como Anthony Osborne, Bryan Lewis Saunders, Jukka Pekka Kervinen, Leif Elggren, Ton Haring e Simon Mathewson, que canibalizaram o espectro de Bataille.

Os meus caros ouvintes podem acompanhar a transmissão do programa através da seguinte rede de emissores FM: 89.2 FM (Grande Porto), 94.8 FM (Oeste), 96.0 FM (Ribatejo), 105.6 FM (Alentejo), ou em http://www.golo.fm/dnh.

golo-fm2

Golo FM faz bater mais forte o coração da música independente!