O Arranca Corações # 293 “Puer Aeternus”

Na madrugada de Sábado para Domingo, dia 24 de Junho, da 01:00h às 02:00h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.

01 Peter_pan_1911_pipes

Peter Pan (1911)

A psicanalista helvética Marie-Louise von Franz, na sua obra Puer Aeternus – A luta do adulto contra o paraíso da infância, diz-nos que – “Puer aeternus é o nome de um deus da antiguidade. As palavras vêm das Metamorfoses de Ovídio e são aplicadas ao deus-criança nos mistérios eleusinos. Ovídio fala do deus-criança Iaco, dirigindo-se a ele como puer aeternus e cultuando-o em seu papel nesses mistérios. Posteriormente, o deus-criança foi identificado com Dionísio e com o deus Eros. Ele é o jovem divino que, de acordo com esse típico mistério eleusino de culto à mãe, veio ao mundo em uma noite para ser o redentor. É o deus da vida, da morte e da ressurreição – o deus da juventude divina, correspondente aos deuses orientais Tamuz, Átis e Adónis. O título puer aeternus, portanto, significa ‘juventude eterna’ …” (citei a tradução de Jane Maria Corrêa, que compõe a edição brasileira desta obra, nas Edições Paulinas).
Como já depreenderam, através da leitura do excerto anterior, a próxima emissão exalta a juventude eterna, ainda que, como é do conhecimento geral, esta exija sempre um preço alto a pagar. Dito isto, importa apenas acrescentar que como “convidados” nesta transmissão teremos os seguintes artistas: Current 93 (o projecto de vida de David Tibet); Kate Bush (sim, é verdade, este programa vai passar um tema Kate Bush, mais concretamente uma música que integra o seu segundo álbum. Alguém adivinha o nome do tema?); In the Nursery (a banda de Sheffield, projecto conjunto dos gémeos Humberstone. Vamos revisitar um tema do seu álbum de 1983, When Cherished Dreams Come True. Só o nome do disco dá logo vontade de o ouvir, não acham?); Ben Frost (ando “colado” na música deste islandês adoptivo desde que o vi a actuar no Festival Forte, em 2016); Coil (não podia faltar a minha banda de eleição, pois não? Ainda por cima, o John Balance apareceu-me em sonhos há umas semanas atrás, dizendo-me “These are my last words” enquanto me entregava uma carta. Enigmático, não é?); Sand (provavelmente umas das mais desconhecidas bandas Krautrock, ainda que tenha composto um dos mais belos temas de todos os tempos, May Rain); e ainda os Psychic TV (claro que neste dia tão especial, que também é o do meu 45º aniversário, não poderia deixar de prestar homenagem a Genesis P – Orridge, um dos meus ídolos de juventude, agora no ocaso da vida e prestes a enfrentar a derradeira iniciação).

Os meus caros ouvintes podem acompanhar a transmissão do programa através da seguinte rede de emissores FM: 89.2 FM (Grande Porto), 94.8 FM (Oeste), 96.0 FM (Ribatejo), 105.6 FM (Alentejo), ou em http://www.golo.fm/dnh.

golo-fm2

Golo FM faz bater mais forte o coração da música independente