ISTO NÃO É UM ULTIMATO!

14 de abril 2017
Cinema Passos Manuel, Porto

Exactamente 100 anos depois de Almada Negreiros ter ocupado o palco do Teatro República para realizar a primeira Conferência Futurista, vários artistas de diferentes gerações e de diversas disciplinas artísticas juntam-se no Cinema Passos Manuel, no Porto, para reinventar a memória dessa conferência.
Na Revista “Portugal Futurista” Almada descreve como decorreu a conferência explicando que “(…) a plateia costumada a conferências exclusivamente literárias e pedantes chocou-se nitidamente com a virilidade das minhas afirmações pelo que executava premeditadas e cobardes reprovações isoladas mas sem efeito de conjunto.”
À boa maneira futurista, a plateia podia interromper o conferencista, que lia o seu “Ultimatum às gerações futuristas do século XX”, entre outros manifestos.
Almada crê que conseguiu ultrapassar a “bitola de insipidez em que se gasta Lisboa inteira, e atingir ante a curiosidade da plateia a expressão da intensidade da vida moderna, sem dúvida de todas as revelações a que é mais distante de Portugal”.

Artistas participantes: Nova Orquestra Futurista do Porto, The Underground Film Studio (Clara Pais & Daniel Fawcett), Frederico Dinis, HystericalOneManOrchestra.

Isto Não é Um Ultimato

Cartaz por Jorge Cerqueira