O Arranca Corações # 231 “Mensis Martius”

“The spirit of truth and the spirit of freedom – these are the pillars of society.”
Henrik Ibsen

Na madrugada de Sábado para Domingo, dia 05 de Março, da 01:00h às 02:00h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.

01-mensis-martius-by-petrus-agricola

De acordo com Sérvio, gramático pagão do final do século IV, em Vergilii Aeneido Commentarius (“Comentário à Eneida de Virgílio“), 5, 95, “nullus locus sine Genio” (“não existe nenhum lugar sem um Génio”). Partindo desta premissa, a próxima emissão d’O Arranca Corações, a primeira do mês de Março, será perpassada pelos espectros (não os de Ibsen) que ainda assombram o Reino da Noruega. Estejam preparados, pois estes númenes setentrionais serão evocados através das sonoridades de Aghast (o melhor do dark ambient no feminino, através das soturnas tapeçarias sonoras criadas por Andria Haugen e Tania Stene. O seu álbum Hexerei im Zwielicht der Finsternis (1995), reza a lenda, terá sido gravado com o recurso a microfone pertencente ao infame vocalista dos Mayhem Per Yngve Ohlin); Vond (ou seja Mortiis, o antigo baixista dos Emperor, aqui em registo dark ambient, através de uma faixa retirada do álbum de 1998, Green Eyed Demon); Sunn O))) (a banda de Stephen O’Malley e Greg Anderson, através da revisitação de Dømkirke, um álbum ao vivo, gravado em 1998, na Catedral de Bergen); Burzum (o incontornável – e incontrolável – Varg Vikernes, o mentor de Burzum, que em 1996 editou a verdadeira obra-prima que dá pelo nome de Filosofem); e Chelsea Wolfe (a norte-americana que teve a audácia suficiente para fazer uma brilhante cover de BurzumBlack Spell of Destruction).

Os meus caros ouvintes podem acompanhar a transmissão do programa através da seguinte rede de emissores FM: 89.2 FM  (Grande Porto), 94.8 FM  (Oeste), 96.0 FM  (Ribatejo), 105.6 FM  (Alentejo), ou em http://www.golo.fm/dnh.

golo-fm2

Golo FM faz bater mais forte o coração da música independente!