João Pais Filipe – “João Filipe”

cover

Este final de ano tem sido farto em excelentes surpresas. Ainda nem há um mês, a 23 de Novembro, João Pais Filipe lançava em formato digital aquele que é o seu primeiro (e único até à data) álbum em nome individual. Para quem ainda não sabe, João Pais Filipe, é um reputado percussionista da cidade do Porto e é/foi uma figura crucial em projectos musicais como Two White Monsters, Unzen Pilot, Radial Chao Opera, e Sektor 304, entre outros.
“João Filipe” consiste num conjunto de 4 temas, gravados há quase uma década por André Coelho, e foi editado pela primeira vez em CDr em 2009. Na minha humilde opinião, este é um disco que desvela em toda a sua plenitude o imenso talento de João Pais Filipe, pelo que esta edição digital apenas peca por só agora ter sido disponibilizada ao vasto público que segue o seu trabalho. Eis-nos, perante um percussionista de eleição, que não fica nada atrás do norte-americano Z’EV. Para já, e enquanto o João Pais Filipe não se decide a lançar um novo disco, resta-nos apenas fruir estes 4 portentosos temas.

NOTA – Relembro os meus caros leitores que o João Pais Filipe integrou a compilação de celebração do sexto aniversário do Die Elektrischen Vorspiele, editada em Janeiro de 2015 pela EdP – Editora do Porto. A colectânea EdP071 – “From Ritual to Romance”, pode ser obtida AQUI.