Rasalasad – Thismorphia

Thismorphia

Para escrever sobre “Thismorphia”, o novo álbum de Rasalasad, preciso de efectuar uma pequena viagem no tempo. A jornada não é assim tão distante. Basta retroceder até meados da década de 1980 para ficarmos inteirados da génese desta aventura sónica. Nessa época o seu mentor, Fernando Cerqueira, editava a fanzine Atonal enquanto liderava CRONIAMANTAL, o seu projecto de música industrial, o qual, apesar de nunca ter editado nenhum disco, participou em compilações com artistas de nomeada, como Clock Dva, Young Gods, Dive, Fini Tribe, Ah Cama – Sotz, Bourbonese Qualk, e Von Magnet, entre muitos outros. Nesse período as suas actividades passavam ainda pelo envolvimento na TOPY (Thee Temple ov Psychic Youth), bem como na Transmedia Foundation, enquanto se envolvia activamente na produção de concertos de bandas como Young Gods, Non, Mimetic, Current 93, Death in June, Jorge Reyes, In the Nursery, Rapoon, e Von Magnet.
Um dos seus vários projectos musicais, Rasalasad (com as suas variantes de grafia Rasal.Asad, Rasal Asad, Rasal.A’Sad), foi criado em 2002 e surge na sequência de Ras-Al-Ghul, cuja criação, por sua vez, remonta a 1997. Rasalasad caracateriza-se por uma electrónica exploratória com uma predilecção pelos territórios do ambient e do drone. O álbum “Thismorphia” não foge a esta nomenclatura. Ao longo dos seus 11 temas é possível encontrar a participação de diversos convidados, tais como Jarboe (antiga vocalista dos Swans), Merzbow (bondage nipo noise de Masami Akita), Emil Beaulieau, Smell&Quim, Antonym, Von Magnet, Wildshores, irr.app.(ext.), e Shhh…
Apesar de todos estes contributos,“Thismorphia” apresenta-se como um disco muito equilibrado. Os temas contagiam-nos com a sua elegância, convidando-nos a uma escuta imersiva, bem distanciada do bulício quotidiano. Em suma, estamos perante um registo que confirma Fernando Cerqueira como um primus inter pares!

A edição em CD, com a chancela da Thisco, tem distribuição marcada a partir do dia 6 de Setembro. Até lá podem efectuar a sua pré-audição através do bandcamp.