O Arranca Corações # 201 “Erzsébet Báthory”

“It is my duty to be good to my husband and keep myself beautiful for him. God has shown me how to do this so I would be unwise not to take advantage of the opportunity.”
Erzsébet Bathory

Na madrugada de Sábado para Domingo, dia 07 de Agosto, da 01:00h às 02:00h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.

01 Erzsébet Báthory

Erzsébet Báthory

A próxima emissão deste programa assinala o aniversário de Erzsébet Báthory (Nyírbátor, 7 de agosto de 1560 — Csejte, 21 de agosto de 1614). A História imputa-lhe uma série de crimes, de uma crueldade refinada, perpetrados em nome da sua obsessão pela beleza e pela demanda da juventude eterna. Ao longo dos séculos a cultura popular tem-lhe prestado alguns tributos, dos quais opto por destacar apenas a obra “Erzsébet Báthory la Comtesse sanglante” (1962), da autoria de Valentine Penrose. O livro encontra-se editado em português pela Assírio & Alvim.
A evocação do espírito da Condessa Sanguinária será ilustrada musicalmente pela “Sinfonia No.1, Op. 11” e “Sinfonia No. 2” de João Domingos Bontempo (Lisboa, 28 de Dezembro de 1771 – Lisboa, 18 de Agosto de 1842), pianista, compositor e pedagogo português, numa  interpretação da Orquestra do Algarve sob a direcção de Álvaro Cassuto.
Os meus caros ouvintes podem acompanhar a transmissão do programa através das seguintes frequências de transmissão da NFM, ou então, se assim o preferirem, através da emissão online.

frequc3aancias-nfm

A Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!