Psychoanalysis, Art and the Occult

No próximo mês de Maio, entre os dias 6 e 8, realizar-se-á no Candid Arts Trust, em Londres, o simpósio Psychoanalysis, Art and the Occult. Esta é uma iniciativa organizada por Carl Abrahamsson (músico e escritor sueco) e Vanessa Sinclair (psicanalista norte-americana radicada em Nova Iorque). Neste evento participarão alguns nomes incontornáveis do panorama contra cultural da actualidade, como Robert Ansell (especialista em arte esotérica do século XX, com um foco de interesse particular em Austin Osman Spare. É também o responsável editoria da FULGUR ESOTERICA); Val Denham (uma das figuras pioneiras da cena industrial que emergiu no Reino Unido no final da década de 1970, e que dispensa grandes apresentações);Graham Duff (Para além de ser o criador dos 53 episódios da série “Ideal” (BBC3), participou enquanto actor na série Doctor Who e nos filmes do Harry Potter), Peter Grey (escritor e co-fundador da Scarlet Imprint) e Gary Lachman (autor de vários livros, onde se incluem “Jung the Mystic”, “The Quest for Hermes Trismegistus” e “The Secret Teachers of the Western World”. É um dos membros fundadores da banda nova iorquina Blondie, referência incontornável da cena New Wave e Punk dos anos setenta).

Esta iniciativa contará ainda com uma exposição de algumas das obras de artistas como Austin Osman Spare, Genesis Breyer P – Orridge, Jhonn Balance, Val Denham, Fredrik Söderberg, e Steingrímur Syfjörð, entre muitos outros.No Sábado, dia 7, haverá ainda um concerto de Val Denham com Oli Novadnieks & Danny Loker.

Estes três dias serão ainda preenchidos por uma série de comunicações dispersas por vários painéis. O painel VII, no dia 8 (Domingo), decorrerá entre as 3:00h e as 4:45h da tarde, e será moderado por mim. Eis o nome dos participantes e os títulos das suas comunicações:
Eve Watson – Bowie’s Non-Human Effect: Uncanniness in The Man Who Fell to Earth ​​(1976) and The Hunger (1983);
Luce deLire – Necropolitics, Death Drive & the Necessity of Evil;
Carl Abrahamsson – Gradual Formulation – On similarities between ritual magic and psycho-​analysis.

O programa detalhado pode ser consultado AQUI. Se andarem por Londres nesses dias, não hesitem em aparecer!

London-conference-flyer-4