O Arranca Corações # 184 “Maria Egipcíaca”

Na madrugada de Sábado para Domingo, dia 10 de Abril, da 01:00h às 02:00h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.

01 Die Heilige Maria von Aegypten Emil Nolde

Emil Nolde (7 Agosto 1867 – 13 Abril 1956), “Die Heilige Maria von Aegypten”

Santa Maria Egipcíaca ou Santa Maria Egípcia (c. 344 – c. 421 ou 422) foi uma asceta que se retirou para o deserto após uma vida licenciosa. É uma figura venerada como patrona das penitentes, particularmente na Igreja Copta. A sua hagiografia, uma Vita redigida por Sofrónio, Patriarca de Jerusalém (634 – 638), relata-nos o seu arrependimento, ocorrido aquando de uma peregrinação a Jerusalém. Como resultado dessa compunção, Maria converte-se e dedica-se a uma vida de ascese. Ao fim de 47 anos de uma existência eremita é encontrada por Zósimo da Palestina, a quem narra a história da sua vida. Ambos combinaram um encontro para a Quinta-feira Santa do ano seguinte. Volvido esse período de tempo, Zósimo deslocou-se ao local da primeira reunião, encontrando-a todavia morta. De acordo com a lenda, Zósimo sepultou o cadáver da santa com a ajuda de um leão. De regresso ao mosteiro contou a história aos seus irmãos, tendo a narrativa sobrevivido oralmente até Sofrónio ter escrito o seu relato.
O poeta e mitógrafo Robert Graves, na sua obra “The White Goddess” (1948), especula que Maria do Egipto se identifica com a “Gipsy Mary”, uma virgem de túnica azul, adornada por um colar de pérolas, conhecida como Marina, Marian ou “Maria Stelhis”, supostamente uma descendente de Afrodite, a deusa grega do amor.
Abril é o mês de Maria Egipcíaca. Celebremo-la! Para o efeito efectuei uma selecção musical que integra os seguintes artistas: Sampladélicos, Deepbreathers, Sinistro e Jibóia.
Os meus caros ouvintes podem acompanhar a transmissão do programa através das seguintes frequências de transmissão da NFM, ou então, se assim o preferirem, através da emissão online.

frequc3aancias-nfm

A Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!