ocp – “Soon”

Ainda que – e talvez por isso mesmo – o ano de 2015 esteja quase a findar, parece-me fundamental noticiar o lançamento de “Soon”. Este álbum de ocp (aka operador de cabine polivalente) foi editado no passado mês de Março, através da Arctic Dub, uma editora radicada no Porto e cujo catálogo se encontra direccionado para as sonoridades techno, dub e ambient.
Este registo de ocp, à semelhança de outras edições passadas, é um justo reflexo da personalidade do seu criador, João Ricardo. Em “Soon”, um apurado sentido de refinamento estético alia-se uma extrema sensibilidade, evidenciada na minúcia microscópica com a qual este músico desenvolve as suas composições. Ao longo dos 17 temas que compõem o álbum, somos convidados a adentrar nos domínios da IDMInteligent Dance Music (um género de música electrónica, também já descrito como techno arte ou ambient techno). É impossível não citar o próprio João Ricardo, quando este, reflectindo sobre a sua prática musical, tece as seguintes considerações: “há ritmo, mas este é dado subtilmente pelos pequenos ruídos que se repetem a espaços, pelas modulações aplicadas aos “pads” e pela sensação de onda do som de fundo”.
Em suma, um disco altamente recomendável, o qual, certamente, não deixará indiferentes os melómanos afeiçoados a uma certa maneira de compor, explorada pontualmente por nomes como Biosphere ou Tuu (ou, quiçá, até os próprios Gus Gus – em dias mais inspirados, de adversidade para com o mundo).
Este álbum digital pode ser obtido AQUI.

ocp Soon