O Arranca Corações # 163 “À Conversa com Florian Hecker & Robin Mackay”

Na madrugada de Sábado para Domingo, dia 15 de Novembro, da 01:00h às 02:00h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.

Florian HeckerNa semana passada, entre os dias 4 a 8 de Novembro, realizou-se a segunda edição do Fórum do Futuro, uma iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal do Porto. O tema deste ano foi a Felicidade. Na aspiração de se proceder ao mapeamento dos caminhos da Felicidade e dos seus paradoxos, a autarquia convidou um leque bastante ecléctico de pensadores e de artistas. Um desses artistas é o alemão Florian Hecker, que apresentou na noite de Sábado (8 de Novembro), a performance “Reformulation”, no Sub-Palco do Teatro Municipal Rivoli. E é este um dos nossos convidados para a próxima emissão d’O Arranca Corações. O outro convidado é o britânico Robin Mackay, e também ele esteve no Porto, a propósito de uma outra apresentação de Hecker, a exposição “Formulações”, que se encontra patente na Culturgest Porto desde 26 de Setembro, e até 19 de Dezembro deste ano. Ainda no passado Sábado, mas da parte de tarde, no âmbito desta exposição, Robin Mackay, esteve à conversa com Hecker no belíssimo edifício da Culturgest. No entanto, na véspera, foi a minha vez de ter estado a conversar com ambos. A entrevista, realizada no interior do igualmente belíssimo hotel Infante D. Henrique, foi registada junto a uma brotejante fonte de água, que para além de almagrar uma temperatura estival fora de época, estimulou os meus convidados a reflectirem sobre temáticas tão interessantes como as noções de “Hiperchaos”, “Chimerization” e “object-oriented-onthology”. Nesta entrevista vamos ainda descobrir se o Realismo Especulativo é uma “impostura intelectual” – na acepção cunhada por Alan Sokal e Jean Bricmont, no seu incontornável “Fashionable Nonsense: Postmodern Intellectual’s Abuse of Science” (1997) -, ou não.
Florian Hecker nasceu em 1975, em Augsburg, na Alemanha. Estudou Linguística Computacional e Psicolinguística, na Universidade Ludwig Maximilian (Munique). Estudou ainda Belas Artes na Akademie der Bildenden Künste (Viena). Desde 1996 tem apresentado um pouco por todo o mundo inúmeras performances e concertos.

LeeGamble_RobinMackay_ElectronicBeatsMag_1240-1240x710

Robin Mackay é filósofo e director da Urbanomic, uma editora e organização artística britânica. É ainda o editor da Collapse: Journal of Philosophical Research and Development.
Aproveito para deixar aqui um enorme agradecimento ao Florian e ao Robin, pela sua amabilidade em terem concedido esta entrevista exclusiva para a Rádio NFM. Igual sentimento de gratidão estende-se ao Paulo Vinhas (Matéria Prima) e ao André Fonseca, pelo apoio à produção desta emissão.

Os meus caros ouvintes podem acompanhar a transmissão  do programa através  das seguintes frequências de transmissão da  NFM, ou então, se assim o preferirem, através da emissão online.

frequc3aancias-nfm

A Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!