O Arranca Corações # 161 “Samaín*: a Festa das Caliveras”

«Non me chama tanto a atención o feito de que hoxe os nenos xa estean a celebrar o Samaín en todo o país, como que se recupere, incluso, ata o nome, do que xa só había referencias escritas en textos moi contados, como aquel no que don Ramón Otero Pedrayo falaba das fadas e dos defuntos que no tempo do Samaín, en Irlanda, bebían nas fontes do esquecemento.»

– Rafael López Loureiro, “Samaín: a Festa das Caliveras”

skull

Na madrugada de Sábado para Domingo, dia 01 de Novembro, da 01:00h às 02:00h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.

Heinrich Knoblochzer, Der Heidelberger Totentanz, c. 1460.

Heinrich Knoblochzer, “Der Heidelberger Totentanz”, circa 1460

A procissão das Estações prossegue o seu ritmo inexorável. E nós, por estes lados pelo menos, prestamos um singelo tributo aos agora ignotos númenes silvestres, cuja tutela marcava o compasso pelo qual se regia a experiência humana na longínqua Noite dos Tempos.
Assim, para esta emissão, efectuamos uma apurada selecção musical que contempla alguns dos melhores temas dos seguintes artistas: Desire, Sangre Cavallum, Sturmpercht, Ermo, Bosque, Antiquus Scriptum, Poetry of Shadows, Saturnia, Vysehrad e ainda, Eden Synthetic Corps. Sonoridades densas numa véspera de Fiéis Defuntos. A não perder!
Os meus caros ouvintes podem acompanhar a transmissão  do programa através  das seguintes frequências de transmissão da  NFM, ou então, se assim o preferirem, através da emissão online.

frequc3aancias-nfm

A Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente! 

*SAMHAIN significa “fim de Verão” e deriva de duas palavras “samh”,Verão, e “fuin”, fim, por isso, o mês de Novembro em Irlandês é “Mí na Samhain”. Esta é uma festividade associada ao ciclo anual do Sol que faz parte do Património Imaterial Galaico-Português.