O Arranca Corações # 158 “O Sangue de Adónis Transformado em Anémona”

«I’ll tell (…) a tale to astonish you
Of ancient guilt and magic long ago.»
OVID

01 The blood of the dead Adonis turns into an anemone

“The blood of the dead Adonis turns into an anemone” (Ovid Met. X 735) (1609), by Hendrick Goltzius

Na madrugada de Sábado para Domingo, dia 11 de Outubro, da 01:00h às 02:00h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.
Com o mito de Adónis germina a noção do ciclo anual da vegetação, através da semente que permanece debaixo da terra durante quatro meses. Adónis é o símbolo da vegetação que morre no Inverno (descendo ao submundo para se juntar a Perséfone), mas que regressa à Terra na Primavera (com o intuito de se juntar a Afrodite). Númen da vegetação é também uma divindade ctónica, na medida em cumpre o ciclo da semente.
Os dias são mais curtos. Também ao ser humano é exigido um período de clausura, de retempero das Forças. A letargia anímica proporcionada pelo Inverno culminará indubitavelmente (como sempre!) com o triunfo do Sol Invencível. Preparemo-nos pois para mergulhar na Penumbra. Ousemos enfrentar uma vez mais a viagem, e, desta vez, muito bem acompanhados pelas sonoridades de Bizarre Love Triangle, RA, Jorge Coelho e Black Bombaim.
Os meus caros ouvintes podem acompanhar a transmissão  do programa através  das seguintes frequências de transmissão da  NFM, ou então, se assim o preferirem, através da emissão online.

frequc3aancias-nfm

A Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!