O Arranca Corações # 153 “ENTREMURALHAS 2015”

Na madrugada de Sábado para Domingo, dia 06 de Setembro, da 01:00h às 02:00h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.

LAIBACH@Entremuralhas2015_by_Rui Miguel Pedrosa2LAIBACH@Entremuralhas2015 by Rui Miguel Pedrosa

Nos dias 27, 28 e 29 do passado mês de Agosto, deslocamo-nos a Leiria, com o intuito de efectuar a cobertura da sexta edição do ENTREMURALHAS, festival gótico organizado pela FADE IN. A edição deste ano, como é tradição, realizou-se no belíssimo castelo de Leiria.
Estes foram efectivamente três dias memoráveis, pejados de muita boa música. Pode-se mesmo afirmar sem quaisquer sem quaisquer resquícios de leviandade que esta foi uma edição histórica!
Ora vejamos alguns dos fundamentos da afirmação anterior: LENE LOVICH BAND, grupo liderado pela lendária Lene Lovich (artista exuberante que já colaborou com nomes os The Residents e Nina Hagen) presenteou a audiência presente na primeira noite com um belíssimo concerto, uma espécie de viagem no Tempo, através do revisitar do assombroso repertório de inícios da década de 1980; 6 COMM, o projecto musical criado em 1986 por Patrick Leagas (membro fundador dos seminais Death in June), deu por encerradas as suas actividades ao vivo (este foi mesmo o último concerto do grupo britânico!); por sua vez os eslovenos LAIBACH (banda convidada pelas autoridades norte-coreanas para as celebrações do 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, e da libertação da península coreana da ocupação japonesa), 10 dias apenas após a sua actuação na Coreia do Norte, nos dias 19 e 20 de Agosto, no Ponghwa Theatre e na Kum Song Music School, respectivamente, vieram tocar novamente ao nosso país. (No período que medeia os concertos referidos anteriormente, deram, no dia 25 deste mês, uma entrevista à mui prestigiada Rolling Stone. No Sábado passado, dia 29, concederam também uma entrevista exclusiva ao Arranca Corações. A conversa com Ivan Novak, um dos elementos fundadores dos LAIBACH, desvela algumas das impressões da banda sobre a Coreia do Norte, bem como sobre o nosso país. Abordamos ainda outros aspectos, como o actual fluxo migratório que afecta o continente europeu, e os planos futuros da controversa banda que como dizem vários órgãos de comunicação “gosta de uniformes nazis”); um outro momento alto deste festival prende-se com aquela que foi a segunda actuação em território nacional dos ingleses AND ALSO THE TREES. (O Arranca Corações aproveitou esta oportunidade para efectuar uma mico-entrevista com Simon Jones, vocalista da banda. Falo-vos de micro-entrevista na medida em que me “apequenei”, pois que a banda inglesa começou as suas actividades no longínquo ano de 1979 (estava eu na Primeira Classe). Escasseou-me a verve, foi o que foi, ao ser familiarmente acolhido pela banda “amadrinhada” pelos THE CURE. A elegância dos membros desta aclamada banda foi levada ao extremo de me terem ofertado o seu CD mais recente, “The Hunter Not the Hunted”, editado em 2012).

6 Comm @Entremuralhas2015_by_Rui Miguel Pedrosa 2

6 COMM@Entremuralhas2015 by Rui Miguel Pedrosa

No decurso da nossa presença em Leiria tivemos ainda a oportunidade de efectuar algumas entrevistas com alguns intervenientes neste evento, pelo que transmitiremos também os testemunhos de Carlos Matos (também ele radialista, e um dos elementos da FADE IN, entidade que organiza o ENTREMURALHAS); Laurent Bovagne, melómano francês que deslocou ao nosso país propositadamente para assistir ao festival e por último, Rui Miguel Pedrosa, fotógrafo oficial do ENTREMURALHAS.

Em suma, imperdível!

Os meus caros ouvintes podem acompanhar a transmissão  do programa através  das seguintes frequências de transmissão da  NFM, ou então, se assim o preferirem, através da emissão online.

frequc3aancias-nfmA Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!