LUBOMYR MELNYK (MÚSICA CONTÍNUA PARA PIANO)

Passos Manuel | Porto | 9 Julho | 22H

Lubomyr Melnyk é um pianista ucraniano que explora a repetição e o ritmo possibilitado pelo piano. As melodias construídas a partir de uma complexa série de notas dão lugar a um encantamento que se explica através do método de Composição Contínua, uma linguagem desenvolvida pelo próprio desde a década de 1970. Com uma aproximação espiritual e a total ausência de preocupação com o “erro”, a sua devoção ao instrumento levou-o ao aperfeiçoamento daquela técnica de composição que eleva a audição a um estado de espírito rejubilante. Lubomyr permaneceu na obscuridade durante a maior parte da sua vida artística; no entanto, a sua importância revela-se por ser visto como um elo perdido da composição vanguardista reconhecida em nomes tão sonantes como o de Steve Reich ou Terry Riley.

Mais informações, AQUI.

MelnykCartaz: Pedro Nora | Oficina ARARA

CICLO RUMOR

Tendo como mote a ninfa Rumor, figura da mitologia clássica que amplifica e ecoa os sons vindos da terra e dos céus, numa massa sonora composta pelos lamentos humanos e pelas palavras esquecidas dos deuses, este ciclo de programação, com curadoria da Matéria Prima e da SOOPA, consiste num conjunto de eventos de música contínua que trabalha a ressonância, activando e dilatando espaços da cidade num percurso sonoro espectral.

http://www.materiaprima.pt
http://www.soopa.org

Por último, convido-vos à visualização de uma curta entrevista efectuada ao pianista ucraniano aquando da sua participação, em 2013, no Festival Zivilization der Liebe.