O Arranca Corações # 130 “A Rama Dourada”

Na madrugada de Sábado para Domingo, dia 29 de Março, da 1h às 2h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.

01_aeneas-golden-bough-print“The Golden Bough”, é sem qualquer sombra de dúvida um dos mais importantes estudos dedicados à experiência religiosa. Nesta obra, o seu autor, o escocês Sir James Frazer, sustentava a seguinte tese: a evolução do espírito humano é marcada por três fases distintas na forma como entende o mundo e a vida. São elas a magia, a religião e a ciência, respectivamente.
O título desta obra foi sugerido ao antropólogo por via de uma pintura homónima de William Turner, datada de 1884, e através da qual o ilustre pintor representou um episódio mitológico. Nesta pintura observa-se uma jovem que exibe na sua mão esquerda um ramo dourado, enquanto na mão direita se vislumbra uma foice de ouro, numa reinterpretação de uma cena da Eneida de Virgílio. Neste texto é relatada a decisão do príncipe Eneias em visitar o reino dos mortos para se encontrar com Anquises, o seu falecido pai, para que este o ilumine no seu caminho.
Pois bem, em consonância com este episódio que se repercute no título da obra de Frazer, no passado mês de Janeiro, foi editada uma compilação musical cujo título foi buscar inspiração directa ao livro do antropólogo britânico. Esta compilação, em conjunto com uma outra, “From Ritual to Romance”, foi editada pela netlabel Editora do Porto, com o intuito de assinalar o sexto aniversário do blogue Die Elektrischen Vorspiele.
Nesta emissão iremos revisitar esta colectânea através das seguintes participações: Albrecht Loops, Augen, ocp – operador de cabine polivalente, Stealing Orchestra, Iurta, f a n t a s m a, Two White Monsters Around a Round Table.
Os meus caros ouvintes podem acompanhar a emissão  do programa online, ou então através  das seguintes frequências de transmissão da  NFM.

frequc3aancias-nfmA Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!