O Arranca Corações # 128 “In Memoriam Filipe Pires”

Na madrugada de Sábado para Domingo, dia 15 de Março, da 1h às 2h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.

A_Owl sitting on a skull in a ruined cemetery“Owl Sitting on a Skull in a Ruined Cemetery”

Filipe Pires, professor e compositor, e um dos pioneiros da música electroacústica, faleceu aos 80 anos de idade no passado dia 8 de Fevereiro 2015.
A este compositor, figura máxima da música portuguesa da segunda metade do século XX, já eu lhe tinha dedicado uma emissão especial d’O Arranca Corações *, muito naturalmente, consagrada unicamente às suas composições musicais. Filipe Pires, antigo pupilo de Pierre Schaeffer e de Stockhausen, nasceu em Lisboa mas residiu a maior parte da sua vida na cidade do Porto. Os seus restos mortais, contudo, repousam em Penafiel, minha mátria granítica. Em sua memória lhe é dedicada, portanto, a emissão número 128 deste programa, na qual, no decurso de aproximadamente 60 minutos, escutaremos algumas daquelas que considero como  as suas mais incontornáveis composições.
Os meus caros ouvintes podem acompanhar a emissão  do programa online, ou então através  das seguintes frequências de transmissão da  NFM.

frequc3aancias-nfmA Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!

* Vide O Arranca Corações # 52, emissão de 15 de Setembro 2013, AQUI.