O Consciente Selectivo anti – junguiano e o novo disco dos Paus, uma cortesia Blitz

De acordo com Carl-Gustav Jung, os artistas são verdadeiras “antenas” vivas da sociedade, pelo que, de forma quase oracular, atrevo-me a acrescentar, captam antes de todos os outros, os aspectos inconscientes do Colectivo. Obviamente existem também aqueles que não sendo artistas os mimetizam (quase, quase, na perfeição). Por norma são indivíduos sempre bem-sucedidos nesta transitoriedade permanente que é a Vida, mercê do seu extremo grau de adaptabilidade e “jogo de ancas”…
Pois bem, após este curto solilóquio dir-vos-ei imediatamente qual o motivo que me leva a redigir esta entrada: no final do dia de ontem fiquei estarrecido (um estado próximo da apoplexia) quando, contemplando de forma indolente as parangonas dos jornais e das revistas deste lugar (que não é país), me dei conta do “miminho” com que a Blitz presenteia os seus fiéis leitores na edição deste mês. Inquieto e quase em estado de choque, assim que cheguei a casa, efectuei de imediato uma breve pesquisa online. Em segundos cheguei à seguinte notícia: “CD dos PAUS grátis com a BLITZ de fevereiro, já nas bancas”. E eis que, para minha estupefacção, revejo (com estes mesmos olhinhos que o oceano Antárctico um dia há-de preservar), o nefasto “desenho gráfico” deste disquinho dos Paus.
“Bota Perna” é o título deste disquinho, acerca do qual, Hélio Morais, tece as seguintes considerações à prestigiadíssima publicação nacional: “Bota Perna é uma apropriação da expressão inglesa bootleg. Achámos suficientemente parvo para se tornar no nome do disco!
Pela minha parte apenas tenho a acrescentar o seguinte: “Alguém (não sei quem) foi suficientemente parvo para fazer uma má imitação da capa da compilação “From Ritual to Romance”. Editado no passado dia 23 de Janeiro, pela EdP – Editora do Porto, este registo conta com um fantástico desenho gráfico original de David Matos (aka Shutupandance). “Bota Perna”, dos Paus, cortesia da Blitz, por seu turno, é editado em Fevereiro (ou seja, um mês após), enquanto “give it away CD”.
Perante o exposto não resisto a convidar-vos a descobrirem as semelhanças (e respectivas diferenças) entre ambos…

capacdpauscustom-920a

EdP071