Leda mit dem Schwan + Die Liebesbriefe einer Portugiesischen Nonne

[Sol] Cineclube
CICLO DE CINEMA – Res Nullius / Corpo de Ninguém
Quinta – Feira, 25 Setembro de 2014 às 21:30h
Rua do Sol, nº172 – Porto

Na segunda sessão deste ciclo será exibido o filme “Cartas de Amor de uma Freira Portuguesa” (1977), do realizador espanhol, Jess Franco. Rodado entre Sintra e Cascais, este filme, que é vulgarmente referido como sendo um dos primeiros exemplos do subgénero cinematográfico conhecido como “Nunsploitation”, relata a “história de uma menina ingénua, levada para um convento por um padre sem escrúpulos, e obrigada a sacrifícios carnais para purificação da alma”.
Em 2007, pela ocasião do trigésimo aniversário da sua rodagem, “Die Liebesbriefe einer Portugiesischen Nonne” (no seu título original), foi alvo de uma reportagem por um canal de televisão privado (SIC). Nesta peça, retransmitida em 2013 (ano da morte do realizador), o filme é retratado como sendo o primeiro filme pornográfico português (a “notícia”, conta com os testemunhos de Ana Zanatti, Vítor de Sousa e ainda Herman José, e pode ser visualizada AQUI. Em suma, um clássico a não perder!
A exibição desta película será precedida pela curta-metragem “Leda mit dem Schwan” (1964), realizada pelo Accionista Vienense, Kurt Kren.

“Cartas de Amor de uma Freira Portuguesa”

Alemanha, Suíça, Portugal; 1977
Drama, Aventura, Terror
90 min., cor
Idioma: Alemão
Legendas: Português

love letters francoFotograma do filme “ Cartas de Amor de uma Freira Portuguesa ”, (1977)