O Arranca Corações # 100 “À Conversa com Saint Julian”

«Dar e receber deveria ser a nossa forma de viver!
Fazer a troca sem ganhar, nem perder!»

António Variações

Na madrugada do próximo Domingo, dia 31 de Agosto, da 1h às 2h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.

saint julianJúlio Mendes  Rodrigo (6th December 2012, New York City) photo by Ana Carvalho

E eis que somos chegados à centésima edição d’O Arranca Corações! Um facto de singular importância para mim, pois que, quando eu leccionava no ensino público, ao contrário de muitos dos meus colegas, era comum eu chegar sempre à lição nº100, para gáudio da maior parte dos meus alunos. (Ainda que tal facto muitas das vezes acarretasse, por parte dos meus coleguinhas de profissão, uns certos comentários pejados de escárnio pela minha não conivência com o absentismo institucionalizado e legitimado pelo Ministério da Educação).
Para esta emissão, e perante sugestão de um amigo de longa data, decidi pensar em algo diferente. Assim, eu próprio serei entrevistado n´O Arranca Corações, numa conversa conduzida pelo actor/ encenador/ performer / poeta, Nuno Marques Pinto. Das 22 pessoas que já passaram pelo programa no decurso destes dois anos de emissão regular, 8 delas decidiram aceitar o meu convite para a colocação de uma pergunta, honrando-me desta forma com o seu tempo e atenção. Ao longo destas quatro décadas de existência aprendi que a vida é feita de dar e receber. Portanto, fica aqui o meu reconhecido agradecimento dirigido às seguintes pessoas: Alina Bako (Universidade de Lucian Blaga – Roménia), Ana Carvalho (Visual Agency), André Mendes (Amplificasom), Filipe Silva (SOOPA), Lurker (Lurker’s Realm), Mónica Ovaia (Amplificasom), Pierre-Luc Vaillancourt (Institute for the Coordination and Propagation of Exploratory Cinemas – Canadá), Zé Manel (Exteril) e Nuno Marques Pinto (Projecto MOMO).
Um agradecimento final é dirigido à Rádio NFM na pessoa do seu director, João Vinhas, bem como ao Paulo Seabra pelo apoio à produção do programa.

Para aqueles que não possam acompanhar a emissão online do programa deixo aqui as frequências de transmissão da NFM.

frequc3aancias-nfmA Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!