O Arranca Corações # 97 “A Máquina Mitológica no Tempo Transfigurado”

« O uso do denominador comum como reportório de elementos destinados a compor um modelo gnoseológico, corresponde à nossa escolha de orientar a investigação para uma imagem histórica global da ‘ciência do mito’ como ‘ciência’ do girar em círculo, sempre à mesma distância, em redor de um centro inacessível: o mito. O horizonte em que se coloca o modelo máquina mitológica é o espaço em que medimos esta perene equidistância de um centro não acessível, a respeito do qual não se fica indiferente, sendo-se antes estimulado a estabelecer a relação do ‘girar em círculo.»

Furio Jesi – “ A Máquina Mitológica: Ideologia e Mito” em “O Mito”, Editorial Presença, 1977.

Alberto Abate - Aurora oil on canvas 1985Alberto Abate “Aurora” oil on canvas (1985)

Na madrugada do próximo Domingo, dia 27 de Julho, da 1h às 2h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.
Para a próxima edição seleccionei um conjunto de temas da autoria de algumas das maiores referências da música nacional, a saber: Mão Morta (Vs. Maya Deren), Carlos Zíngaro & Jorge Lima Barreto e ainda a lendária banda experimental Anar Band (Jorge Lima Barreto e Rui Reininho), grupo laboratorial de improvisações, na estética do free-jazz e da música electroacústica. Indubitavelmente, um projecto seminal no espectro musical português a (re) descobrir. Uma verdadeira pérola muito à frente do seu tempo que, sem qualquer dúvida, será do agrado dos melómanos mais familiarizados com os universos sónicos de bandas/ músicos internacionais como Nurse With Wound, Asmus Tiechens ou Conrad Schnitzler (ex-Tangerine Dream, quando estes eram bons, ou melhor, excepcionalmente bons).
Para aqueles que não possam acompanhar a emissão online do programa deixo aqui as frequências de transmissão da NFM.

frequc3aancias-nfmA Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!