O Gesto e a Palavra

«…Assim, é graças a essa organização que o espírito, como um músico, produz em nós a linguagem e nos tornamos capazes de falar. Esse privilégio, jamais o teríamos, sem dúvida, se os nossos lábios tivessem de assegurar, para as necessidades do corpo, a carga pesada e penosa da alimentação. Mas as mãos chamaram a si esse cargo e libertaram a boca para o serviço da palavra.»

Gregório de Nisa “Tratado da Criação do Homem” 379 d.C

andre-leroy-gourhanAndré Leroi-Gourhan (August 25, 1911 – February 19, 1986)

Redigi muito recentemente um texto de carácter ensaístico – ficcional que tem por base a citação em epígrafe creditada a Gregório de Nisa. Esta encontra-se transcrita num dos capítulos da obra “ O Gesto e a Palavra” de André Leroi-Gourhan.
Ainda que eu tenha detestado as aulas de Pré-História frequentadas nos inícios da década de 1990, actualmente admito que  esta é uma área de estudos à qual ensejo voltar com redobrado interesse e entusiasmo. O mesmo entusiasmo que me foi retirado no decurso da frequência das aulas do Sr. Professor Vítor Oliveira Jorge.
Parece-me, portanto, justificada a inclusão da entrevista televisiva a André Leroi-Gourhan, que podeis visualizar já de seguida.