Hugo Carvalhais Cryptic Quartet

28 de Maio às 22:00 no Auditório Passos ManuelPorto

“Particula” foi referenciado e considerado um dos melhores discos de jazz de 2012 por: Jornal Público (Portugal), Jornal Expresso (Portugal), Suddeutsch Zeitung (Alemanha), Cuadernos de Jazz (Espanha), San Diego Reader (EUA), JazzWrap (EUA), Downtown Música Galery (EUA), Jazz Magazine (França) , Radio RAI 3 (Itália), etc.

passosmanuelDesafiante, inteligente e intrigante, são alguns dos adjectivos que permitem classificar a música de Hugo Carvalhais que se afirma num universo sonoro peculiar, fintando arrumações estilísticas.
Nas notas de capa do seu segundo disco “Particula”, Stuart Broomer sublinha que Carvalhais “cria música quase sem género, tomando os materiais disponíveis na música contemporânea para a sua paleta de composição”.
O colectivo tem tido uma visibilidade crescente, fruto do óptimo acolhimento dos discos “Nebulosa” e “Particula”, ao reunirem unanimemente a aceitação e elogio dos media nacionais e internacionais.
Este novo quarteto, para além da bateria de Mário Costa e da electrónica de João Ricardo (ocp – operador de cabine polivalente), conta também com a presença do saxofonista lituano Liudas Mockunas, figura emergente e incontornável do avant-garde e da nova música improvisada nórdica.