Disciplina, ufa!

INQUIRIDOR: Júlio, como conseguiu apresentar pubicamente três comunicações num tão curto espaço de tempo?
RESPOSTA: Com muita perseverança e disciplina q.b.!

De facto, efectuar três apresentações no espaço de uma semana exige que se cumpram determinados requisitos: perseverança, leituras (imensas) e paz de espírito (muita). Claro que este nem sempre é um processo solitário, por isso, devo grande parte dos resultados alcançados a alguns indivíduos (poucos) excepcionais que contribuíram de forma mais ou menos directa, para que os objectivos almejados fossem atingidos de forma efectiva. São eles: Ana Carvalho, Filipe Siva, Jonathan Uiel Saldanha e Catarina Miranda, a quem agradeço do fundo do coração todo o apoio manifestado.

Endosso ainda os seguintes agradecimentos: Sonoscopia (Henrique Fernandes, Sara Gomes, Gustavo Costa e Patrícia Caveiro), João Ricardo, Alina Bako, Miguel Pipa, Aberto Lopes, Zé Miguel Pinto, Instituto Superior da Maia e ainda à Universidade Lucian Blaga (Sibiu – Roménia).

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Em jeito de sistematização, de seguida, apresento-vos uma sinopse dos temas abordados em cada uma das apresentações:

Conferência “A different approach to surface manifestations on the web 2.0 – The example of ac2012.com, based on the ideology of Aleister Crowley”
Apresentação no âmbito da Conferência Internacional:”Intercultural Exchanges in the Age of Globalization” – Panel XMedia and Communication Studies
16 Maio 2014 |  Universidade Lucian Blaga de Sibiu  – Roménia

To further understand “surface manifestations”, conveyed through social networks, blogs, among other platforms prolific through the web 2.0, the presentation proposed an examination of the impact of globalization in the making of contestatory intercultural awareness, gathered around cultural minorities. Our theoretical approach was grounded on the analysis made by authors such as Umberto Eco and George Simmel among others, and  we used a central example, an online platform called ac2012.com, dedicated to promote a unique figure, the British and deceased Aleister Crowley (1875 – 1947), to president of theUnited States of America. His motto Do what thou wilt Shall be the whole of the Law, expressed in his ” Liber AL vel Legis ” (The Book of the Law) synthesizes a message of freedom, central to the AC2012platform to convey, through the use of humor, controversy and irreverence, a parallel anti-campaign to theUnited States presidential election held in 2012. This campaign which hasn’t affected Washington’s results, obviously, moved people worldwide demonstrating the power of technology as a vehicle to promote interculturality.

3-Captura de tela 2014-05-14 22.03.05May 16, 2014: Parallel sessions – Conference Center (6 Banatului Street)

Aula-Aberta “NADA DE DOGMA: reflexões sobre uma poética do espaço cénico”
Unidade Curricular de Artes Cénicas, da Licenciatura em Artes e Multimédia
13 Maio 2014 | ISMAI  (Instituto Superior da Maia)

A apresentação tomou como ponto de partida o conceito de “Gesamtkunstwerk” de Richard Wagner, na origem de muitas das inovações introduzidas nas Artes Cénicas no decurso dos últimos cem anos. Este contributo inequívoco é complementado com a criação de uma hermenêutica simbólica-materialista e alquímica, surgida nos campos da investigação do Imaginário. Contrapondo a priorização da Imaginação Reprodutora, preconizada pela tradição filosófica Racionalista, com as reflexões encetadas por Carl Gustav Jung e posteriormente por Gaston Bachelard, em torno da noção de Imaginação Criadora, apresenta-se uma alternativa hermenêutica à lógica dissociativa do actual paradigma
Para o conjunto de reflexões em torno da temática em análise, foi levada em linha de consideração a obra “O Espaço Vazio” (1968) de Peter Brook, assim como as hermenêuticas definidas por autores comoMircea Eliade cuja obra “O Sagrado e o Profano”, serviu, posteriormente, de mote para o estabelecimento de uma topo-análise do Espaço Sagrado e subsequente Sacralização do Mundo. Foram ainda contemplados os contributos de autores como Lima de FreitasGaston Bachelard, e Gilbert Durand. Para uma explanação dos pressupostos estabelecidos pelos autores atrás elencados, foram utilizados como exemplos ilustrativos, algumas obras de autores como: Carl Theodor DreyerVincenzo Natali,Lars von Trier. Foi ainda analisada, no contexto desta topo-análise a peça “Sancta Viscera Tua” com direcção a cargo do compositor Jonathan Uliel Saldanha.

2-jmrFoto por Ana Carvalho

Comunicação “Ocultura Futurista: a entoação de rumores num (im)provável entrecruzamento de vários ismos”
RUMORI – Celebração do centenário dos primeiros concertos da Orquestra de Intonarumori de Luigi Russolo
11 Maio 2014 |Sonoscopia  – Porto

Partindo da obra “O Século de 1914 – Utopias, Guerras e Revoluções na Europa do Século XX” (2004) da autoria do historiador francês Dominique Venner, procedeu-se à contextualização das diferentes ideologias vigentes à época do nascimento e implantação do Futurismo. Foi ainda dado destaque a duas obras representativas de distintos posicionamentos no que concerne à coexistência deste movimento artístico com o Fascismo Italiano: (“O Movimento Futurista em Portugal” (1966) de José Alves das Nevese “O Futurismo Italiano: estética, ideologia, fascismo” (1999) de Luís Bensaja dei Schirò).
Pretendeu-se ainda, partindo da obra “ Luigi Russolo: Noise, Visual Arts and the Occult”, de Luciano Chessa, mapear a influência das doutrinas Ocultistas na vida e obra de Luigi Russolo. A partir da análise da obra ““Thougt-forms” (1901) de Annie Besant e Charles W. Leadbeater, acabou por se concluir que importa estudar com um maior grau de profundidade a real influência do movimento teosófico em Russolo. Conclui-se ainda que poderá ser de extrema pertinência encetar estudos mais aprofundados no que concerne aos dados biográficos mais intímos (epistolografia, etc.) acerca do autor do manifesto da Arte dos Ruídos, alicerçados numa perspectiva do “Outsider” (1956) tal como estudada de forma magistral pelo autor britânico, Colin Wilson.

1-jmrFoto por Ana Carvalho

E agora, enquanto eu descanso umas horas com o intuito recuperar energias para começar a preparar um próximo conjunto de actividades/intervenções, convido-vos à visualização do tema Discipline, dos Throbbing Gristle numa magnífica interpretação realizada em 16 de Maio de 2004, no Astoria Theatre, em Londres.

(…) Discipline, discipline
we need some discipline here (…)

bis ad aeternum et ad nauseam!