O Arranca Corações # 85 “Cosmologia Rumorista”

Na madrugada do próximo Domingo, dia 04 de Maio, da 1h às 2h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.
Nesta edição daremos continuidade ao ciclo “RUMORI”, organizado pela Sonoscopia Associação Cultural numa homenagem à obra do autor do manifesto futurista “The Art of Noise”, Luigi Russolo. Esta iniciativa decorrerá durante o período em que se celebra o centenário das apresentações em Milão e Génova da sua Orquestra de Intonarumori.

art of noises russolo

A peça a ser transmitida na emissão número 85 do nosso programa consiste num exclusivo para a NFM.
Para uma melhor contextualização da mesma convido-vos a atentarem nas palavras de Henrique Fernandes, um dos principais responsáveis pela celebração desta efeméride:

«A peça radiofónica que nos é apresentada neste programa e que fecha o ciclo de programas dedicados ao evento “rumori”, pretende ser, como diz o próprio título da peça, “Cosmologia Rumorista”, uma espécie de mosaico sonoro, criado a partir dos contributos de alguns dos intervenientes mais presentes neste ciclo.
Pode-se eventualmente ver a seguinte peça como uma espécie de cartografia do “ rumor futurista” hoje e do seu lugar, não esquecendo as subtilezas do próprio contexto e dos envolvidos.
Para além de diversas composições de óbvia inspiração “rumorista”, incluem-se também diversas gravações da “paisagem sonora” da cidade do porto, procurando assim levar a quem escuta, de encontro a uma série de referências sonoras, que de alguma forma estão muito presentes no contexto da selecção das peças ou quadros sonoros que compõem este programa.
De uma forma propositada, não se enuncia a ordem e a autoria das obras contidas, para que o ouvinte escute a peça, tal como se de uma paisagem sonora se tratasse, e não como uma colecção de obras musicais isoladas.
Para este programa contribuíram: Alberto Lopes, João Ricardo, Filipe Silva, Henrique Fernandes, Luís Bittencourt, Miguel Pipa, Ricardo Jacinto, André Coelho, Gustavo Costa, João Pais Filipe e Susana Chioca.
As gravações sonoras da cidade do Porto foram retiradas do site: http://www.portosonoro.pt/»

Para aqueles que não possam acompanhar a emissão online do programa deixo aqui as frequências de transmissão da NFM.

frequc3aancias-nfmA Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!