O Arranca Corações # 84 “ RUMORI: À Conversa com Henrique Fernandes, João Ricardo e Sara Gomes”

Na madrugada do próximo Domingo, dia 27 de Abril, da 1h às 2h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.

luigi russoloLuigi Russolo

Entre 21 de Abril 20 de Maio, a Sonoscopia Associação Cultural apresenta o ciclo de eventos “RUMORI” numa homenagem à obra do autor do manifesto futurista “The Art of Noise”, Luigi Russolo.
Esta iniciativa decorrerá durante o período em que se celebra o centenário das apresentações em Milão e Génova da sua Orquestra de Intonarumori.
Assim, na sequência da emissão da semana passada, integrada no âmbito da iniciativa “RUMORI – CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DOS PRIMEIROS CONCERTOS DA ORQUESTRA DE INTONARUMORI DE LUIGI RUSSOLO”, terei como como convidados em estúdio alguns dos principais responsáveis por esta iniciativa. Henrique Fernandes, Sara Gomes e João Ricardo, estarão à conversa comigo durante cerca de uma hora naquela que será uma emissão imperdível!

rumori

Nova Orquestra Futurista do Porto ao vivo no Passos Manuel – 21 de Abril 2014

Henrique Fernandes, iniciou os seus estudos musicais no ano de 1992 na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave, na classe de contrabaixo do Prof. Alexander Samardjiev, tendo concluído em 2005 o curso superior de música, na especialidade de Contrabaixo na Escola Superior de Música e Artes do espectáculo do Porto, na classe do Prof. Florian Petzborn.
Paralelamente ao universo da música erudita, integra diversos projectos da música experimental, tais como: Mécanosphère, Lost Gorbachevs, Two White Monsters Around a Round Table, Sektor 304, Stealing Orquestra, Estilhaços, Radial Chao Opera,  Srosh Ensemble, Space Ensemble, entre outros. Tocou com Damo Suzuki, Steve Mackay, John Zorn Cobra (dirigido por John Zorn), Três Tristes Tigres, Mark Stewart, Alfred Harth, Fritz Hauser, Adolfo Luxúria Canibal, entre muitos outros. Tem tocado regularmente em toda a Europa.
Nos últimos anos tem desenvolvido algum trabalho na construção de instrumentos musicais e objectos sonoros que utiliza em diversos projectos musicais ou workshops na área da criatividade musical.

Sara Gomes nasceu no Porto em 1989. Frequentou o curso de Comunicação Audiovisual na Escola Secundária Artística Soares dos Reis e terminou a Licenciatura em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Fundou em parceria com André Coelho, com o qual colabora em diversos projectos, a editora de música e ilustração Latrina do Chifrudo. Paralelamente, tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos uma intensa actividade enquanto programadora na área do Cinema Underground.

João Ricardo nasceu no Porto.
Actualmente dedica-se às actuações ao vivo e à produção multimédia. Também é o responsável pela curadoria da EdP – Editora do Porto.

Para aqueles que não possam acompanhar a emissão online do programa deixo aqui as frequências de transmissão da NFM.

frequc3aancias-nfmA Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!