O ARRANCA CORAÇÕES # 75 “GALLAECIA INCOGNITA (Parte II) ”

«Hoje os povos duma mesma raça se buscam e chamam, tratando, pese a quem pese, de se unirem numa só e comum aspiraçom.»
Eugénio Carré Aldão na revista Seara Nova, no 3, p. 71, 1921

ac75Na madrugada do próximo Domingo, dia 23 de Fevereiro, da 1h às 2h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.
Na sequência do programa da passada semana, proponho-vos que continuem, este períplo pelo território da Galécia. Viagem mítico-simbólica que, mercê das idiossincrasias pessoais deste vosso cicerone enfermará, com certeza, de um maior ou menor grau de subjectividade no que concerne à selecção musical em questão. À guisa de auto-explicação, posso afirmar o seguinte: procurei que as músicas em causa fossem as mais representativas possíveis de uma certa matriz ancestral, e que na sua forma/composição evocassem algumas imagens arquetípicas pertencentes ao imaginário deste território. Gosto de pensar que, de alguma maneira, alguns destes temas perpetuam uma herança subliminarmente intersticial, como é verdadeiro apanágio das autênticas manifestações inerentes à cultura imaterial adstritas a um povo, bem como a uma História.

Não percam a segunda parte desta viagem, musicalmente ilustrada por nomes como: Solliferreum; Karnnos, Old Village e ainda os penafidelenses In Articulo Mortis.

Para aqueles que não possam acompanhar a emissão online do programa deixo aqui as frequências de transmissão da NFM.

frequc3aancias-nfmA Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!