East Village Books

(…) It’s in the trees: it’s coming

 Return the book of knowledge
Return the marble index
File under “Paradox”

The forest is a college, each tree a university (…)

Coil – Queens of the Circulating Library

Júlio Mendes Rodrigo_NYC_bookstoreSaint Julian, NYC (Dezembro 2012) – fotografia por Ana Carvalho

Acabei de terminar um passeio de fim de tarde pelo tabuleiro superior da ponte D.Luís, com o direito a um pôr-do-sol quase privativo e tudo. Enquanto o fazia ocorreu-me que, comparativamente à Brooklyn Bridge, à nossa, falta-lhe monumentalidade. Até aí tudo bem. Até porque, percorrer a pé a célebre ponte nova-iorquina é bastante mais cansativo, e nalguns momentos até, é equiparável a uma daquelas provas de superação de obstáculos (humanos). Já sabem como é. Pensamento encadeia em pensamento, e quando me dei conta estava a pensar em livros (para variar). Aí o desânimo foi maior. Não consigo encontrar uma livraria que seja do meu agrado, na Invicta. Restam-me os gélidos Sábados de manhã, vasculhando a feira da Vandoma, sempre na expectativa de uma eminente surpresa.
Quanto a NY, a minha livraria preferida é a East Village Books (A Ana fez um óptimo reconhecimento do território). Se um dia passarem por lá, perguntem se ainda têm um exemplar do Summa Techno(i)logicae, pois foi uma das duas livrarias a ficar com o título à consignação.
Não me recordo do nome da livraria em que foi tirada a foto que ilustra esta entrada. Sei, no entanto que lá, poderia ter comprado uma primeira edição do “Flowers for Hitler” do Leonard Cohen. Quando lá voltei para o comprar, pois estava mesmo acessível, já tinha sido vendido. Shame on me!!!!