O ARRANCA CORAÇÕES # 63 “Um ponto no i do Futurismo”

Na madrugada do próximo Domingo, dia 1 de Dezembro   (da 1h às 2h da manhã) na Rádio NFM, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.

772px-Amadeo_de_Souza-Cardoso,_The_Hawks,_1912,_indian_ink_on_paper,_27_x_24,3_cmAmadeo de Souza-Cardoso Les Faucons (Os falcões1912

Esta emissão terá por base um momento que marcou profundamente o século XX. No passado dia 11 de Março de 2013 assinalou-se o centenário da publicação do manifesto futurista “l’arte dei rumori”, de Luigi Russolo, um dos textos mais influentes na linguagem e no pensamento musical do último século.
No ano em que se comemora o centenário de um dos manifestos mais importantes surgido a partir do movimento criado por Fillipo Tommaso Marinetti, também o Arranca Corações não quer deixar de assinalar esta efeméride. Assim, na próxima emissão será feita a leitura do ULTIMATUM FUTURISTA às Gerações Portuguesas do Século XX, escrito por Almada Negreiros em 1917. Esta leitura, será efectuada por Ana Carvalho. Poderemos ouvir ainda os sons criados pela Nova Orquestra Futurista do Porto (constituída pelos músicos: Alberto Lopes , Henrique Fernandes, João Martins , João Mascarenhas e João Ricardo), que em 15 de Março de 2013, em jeito de celebração e com carácter de evento único, deu um concerto na Sonoscopia, rendendo homenagem à vida e obra de Russolo.

Mais uma emissão a não perder!

Para aqueles que não possam acompanhar a emissão online do programa deixo aqui as frequências de transmissão da NFM.

Frequências NFMA Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!