O ARRANCA CORAÇÕES # 62 “Cesariny & Estilhaços”

Na madrugada do próximo Domingo, dia 24 de Novembro   (da 1h às 2h da manhã) na Rádio NFM, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.
Na próxima emissão evocarei a memória de Mário Cesariny (1923-2006), em vésperas do sétimo aniversário da sua morte, ocorrida a 26 de Novembro de 2006.

CesarinyEsta evocação vem a propósito de dois eventos;

O primeiro: O CONGRESSO INTERNACIONAL SURREALISMO(S) EM PORTUGAL , iniciativa que decorreu em Lisboa entre os dias 18, 19, 20, 21 e 22 do corrente mês. O Congresso realizou-se pelos 60 anos da morte de António Maria Lisboa, e promovido pelo CLEPUL-FLUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e pelo IECCPMA (Instituto de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes), em colaboração com a Perve Galeria/Casa da Liberdade – Mário Cesariny.
Evento inédito, à escala nacional e internacional, visou colocar pela primeira vez em diálogo crítico as vozes que fizeram a história do Surrealismo em Portugal, um movimento que não tem merecido a devida atenção por parte da crítica literária e artística portuguesa. O Congresso contou com a presença e testemunho de alguns dos representantes vivos deste movimento.

O segundo: Mário Cesariny – Encontros VII, iniciativa a decorrer no decurso da próxima semana, com organização a cargo da Fundação Cupertino de Miranda | comissários Perfecto E. Cuadrado e António Gonçalves.
Estes encontros acontecem no sétimo ano da partida de Mário Cesariny e é integrado nas comemorações dos 50 anos da Fundação Cupertino de Miranda de Vila Nova de Famalicão.

Esta será uma emissão que irá fluir por entre os domínios da spoken word, com leituras a cargo do próprio Mario Cesariny, Mário Viegas e Adolfo Luxúria Canibal. No domínio musical, esta edição será ilustrada por nomes como Henrik Górecki, Os Poetas (Rodrigo Leão e Gabriel Gomes), António Rafael, Henrique Fernandes e Jorge Coelho.

Para aqueles que não possam acompanhar a emissão online do programa deixo aqui as frequências de transmissão da NFM.

Frequências NFMA Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!