Rokk í Reykjavík!

Þeyr_mjötviður mærÞeyr‘s mjötviður mær

É por demais sabido que eu nutro um carinho muito grande pela Islândia. Para além de este ser, na minha opinião, um dos mais belos países do mundo, também possui uma interessante produção cultural que abrange as mais distintas áreas. Hoje decidi dar ênfase ao panorama musical islandês da década de 1980.

Júlio Mendes Rodrigo_IcelandSaint Julian with Leif Eriksson´s statue near  Hallgrímskirkja  (Reykjavík – May 2012)

Rokk í Reykjavík é um documentário magistralmente realizado pelo islandês Friðrik Þór Friðriksson. Este filme foi produzido no decurso do Inverno de 1981-1982 e foi exibido pela televisão islandesa nesse mesmo ano. O espectador interessado nesta cena musical poderá ficar familiarizado com as inquietudes existenciais que acometiam a juventude deste país nórdico na referida década do século passado. O filme é enriquecido pelo facto de as imagens captadas durante os concertos das bandas retratadas serem alternadas com curtas entrevistas realizadas aos mentores das mesmas.
Em suma, este documentário relata o percurso de uma juventude à procura da sua própria identidade, por entre os escombros da cultura pós-punk e do caos anárquico.
Um must para para quem se interesse por uma certa “arqueologia” musical!