O ARRANCA CORAÇÕES # 56 “Lupus In Fabula”

Homo homini lupus est!
Plauto

Peter-And-The-Wolf Nicholas JacksonPeter And The Wolf por Nicholas Jackson

Na madrugada do próximo Domingo, dia 13 de Outubro (da 1h às 2h da manhã) na Rádio NFM, vai para o ar mais uma emissão  d’O Arranca Corações.
Para esta que é a segunda emissão do corrente mês, elegi, como mote principal, a composição “Pedro e o Lobo”. Peça escrita por Sergei Prokoviev em 1936 (texto e música), numa versão narrada magistralmente pela actriz Eunice Muñoz.
Esta peça é um clássico dos espectáculos infantis, mas, apesar de já ter sido gravado por vozes célebres, como Michael Flanders (1959), Leonard Bernstein (1960), David Bowie (1978), Alec Guinness (1988) ou até a brasileira Rita Lee (1989), não existem muitas interpretações portuguesas. Assim, teremos a oportunidade de escutar  uma versão registada em 1990,  a cargo da Nova Filarmonia Portuguesa, com direcção do maestro Álvaro Cassuto.
Como sempre, e não fosse “imagem de marca” deste programa radiofónico, o tentar expandir ao máximo as fronteiras do eclectismo sonoro, seleccionei alguns temas que ilustrem de forma mais ou menos directa, a expressão idiomática que dá nome a esta emissão: «De nescioquo loquebaris et subito venit is, dicis tu,lupus in fabula’!»

Levando em consideração a explanação anterior, não se admirem os meus caros ouvintes com a selecção musical que vos proponho, e que inclui para além de Prokoviev, nomes como: Broto Verbo, Löbo e os sempre incontornáveis bracarenses Mão Morta.

Para aqueles que não possam acompanhar a emissão online do programa deixo aqui as frequências de transmissão da NFM.

Frequências NFMA Rádio NFM faz bater mais forte o coração da música independente!