O Arranca Corações # 46 “José de Almada Negreiros: Poeta D’ORPHEU Futurista e Tudo”

“A emissão deste programa de rádio, em particular, deve ser ouvida pelo menos duas vezes prós muito inteligentes e daqui pra baixo é sempre a dobrar.”

Saint Julian

Almada Negreiros

Na madrugada do próximo Domingo, dia 04 de Agosto, da 1h às 2h da manhã, vai para o ar mais uma emissão d’O Arranca Corações.
Nesta edição evocaremos a figura de Mestre Almada Negreiros, a propósito do 120º aniversário do seu nascimento, que se comemora este ano.
No decurso deste ano, foi publicada uma nova edição do Manifesto Anti-Dantas, pela Assírio & Alvim, com organização, apresentação e notas, a cargo de Sara Afonso Ferreira.
Publicado em 1915 o Manifesto Anti-Dantas foi uma reacção pública e veemente de Almada Negreiros contra a oposição crítica e conservadora ao movimento modernista português, aqui personificada por Júlio Dantas.

Manifesto anti Dantas

Nesta edição d’O Arranca Corações, escutaremos uma gravação, inédita até à data da reedição da obra atrás referida, onde se pode ouvir este manifesto pelo próprio Almada Negreiros, bem como uma pequena entrevista concedida pelo autor, no decurso dessa leitura.
As leituras de Mário Viegas, assim como as músicas de Silêncio para 4, completam na perfeição, a homenagem dedicada a esta figura ímpar das Artes & Letras nacionais.

Para aqueles que não possam acompanhar a emissão online do programa deixo aqui as frequências de transmissão da NFM.

Frequências NFM

A Rádio N faz bater mais forte o coração da música independente!