Acephalia Encyclopaedica: conversas em torno de Georges Bataille

7 Julho 2012 às 15:30H

Centro Unesco do Porto / Rua José Falcão nº100 / 4050-Porto

ENTRADA LIVRE

Die Elektrischen Vorspiele & Negra Tinta Editorial, em colaboração com a Fundação Engº António de Almeida, têm o grato prazer de convidar todos os  interessados, para assistirem à iniciativa intitulada “Acephalia Encyclopaedica: conversas em torno de Georges Bataille”.

Este evento tem por objectivo primordial evocar a figura de Georges Bataille no ano em que se comemora o cinquentenário da sua morte.

A iniciativa vai decorrer no Centro Unesco do Porto e contará com as intervenções do poeta José Emílio-Nelson, assim como do professor Rowan G. Tepper (Binghamton UniversityEUA).

A coordenação encontra-se a cargo de Júlio Mendes Rodrigo.

Cartaz: Dayana Lucas

José Emílio-Nelson nasceu em 1948, em Espinho. Poeta, crítico e editor. Reuniu a sua poesia nos volumes: A Alegria do Mal Obra Poética I (1979-2004) e Ameaçado Vivendo Obra Poética II (2005-2009).

Rowan G. Tepper é um académico norte-americano. A sua área de investigação orbita em torno de autores como Michel Foucault, Georges Bataille e Pierre Klossowski. Lecciona Literatura Comparada na Binghamton University (USA). É o autor da obra “Michel Foucault: Toward a Philosophy and Politics of the Event” (2010).

Júlio Mendes Rodrigo tem vindo a desempenhar desde 2009, um papel activo no que concerne à programação e produção de eventos, realizados sob a égide do seu blogue pessoal “Die Elektrischen Vorspiele”. Docente, investigador e escritor, já publicou vários artigos, abrangendo aéreas tão distintas como Cibercultura, Psicanálise, Literatura, Esoterismo e Religião. É autor da obra “Summa Techno(i)logicae” editada pela Negra Tinta Editorial (2010).